Chat with us!

People Also Watch: conheça a feature que ajuda a sua marca a conquistar novas audiências

Contar histórias que geram identificação com uma determinada audiência e ainda alcançar os resultados esperados no fim do mês é uma tarefa cada vez mais difícil ao longo dos anos para grande parte dos times de marketing.

Na era da transformação digital, é preciso estar constantemente atualizado sobre os assuntos relevantes para continuar tendo a atenção da audiência, mas também para conquistar audiências totalmente novas.

Mas como descobrir novos públicos? E como conseguir se conectar a eles??

Essa é uma pergunta que muitas marcas ainda não conseguiram responder. Mas nós podemos te garantir que a resposta está mais próxima do que você imagina! 

A boa notícia é que para criar conteúdos que falem com novos públicos não é necessário reinventar a roda. 

Ou seja, é possível expandir o alcance dos seus conteúdos a partir da sua própria audiência. Ou melhor: a partir dos assuntos pelos quais ela já se interessa e consome.

Vamos fazer o exercício de nos colocar no lugar do consumidor. 

Imagine que você é um homem, entre 25 a 34 anos e é um apaixonado por futebol. 

Muito provavelmente, você não gasta 24h do seu dia assistindo a conteúdos exclusivamente sobre o esporte, certo? 

Então, é fundamental descobrir quais são os outros tipos de assuntos que essa audiência se interessa na internet e quais são os temas que ela tem maior afinidade.

Assim, é possível alcançar novos públicos que ainda não tinham envolvimento com a sua marca a partir destes outros assuntos em comum com o seu já conquistado público. Mas como conseguir isso?

Neste texto, nós vamos te contar tudo sobre o People Also Watch, uma das ferramentas do Winnin Insights que ajuda a sua marca a conquistar novas audiências. 

E ainda: vamos te mostrar um passo a passo de como utilizá-la e como é possível - e simples - alcançar os resultados esperados a partir dela. 

Boa leitura! 

O que é o People Also Watch?

O People Also Watch do Winnin Insights é uma ferramenta do Winnin Insights criada para mostrar, de forma simples e direta, outros assuntos relevantes que uma determinada audiência está engajando quando tratamos de vídeos online.  

Utilizar os dados fornecidos pelo People Also Watch e cruzá-los com outras informações relevantes encontradas no Winnin Insights é um caminho ágil e assertivo para produzir conteúdo e aumentar o engajamento em plataformas de vídeo como YouTube, Instagram e Facebook.   

Por que o People Also Watch é importante?

Vídeos são um formato cada vez mais competitivo. Apenas no Youtube são assistidos mais de 5 bilhões de vídeos diariamente.  

Logo, as pessoas passam a dividir a sua atenção em diferentes formatos, assuntos e creators. Afinal, é muito difícil consumir apenas um tipo de conteúdo ou assunto em meio a tanta oferta, certo?  

E é por isso que o People Also Watch se torna um facilitador na hora de buscar por outros conteúdos pelos quais uma determinada audiência também se interessa.  

Ao mapear estes outros assuntos de interesse, as marcas têm a oportunidade de aumentar o leque de produção de conteúdo e, ainda, conquistar novos públicos que não seriam descobertos tão facilmente. 

Mas lembre-se: ampliar o leque de produção de conteúdo não significa abraçar a maior quantidade de assuntos possíveis. Esse é um erro comum cometido por muitas marcas que desejam ampliar o engajamento online.

O objetivo das marcas deve ser sempre falar com propriedade sobre determinado assunto e apenas se envolver nas questões que fazem sentido para os valores da empresa e, claro, para a audiência.

Dessa forma, o People Also Watch dá a visibilidade para que marcas como a sua encontrem nichos de interesse, mostrando, ainda, dados relacionados a diversos outros assuntos que a sua audiência se relaciona.

Mas como esses dados são colhidos e organizados?

Todo esse processo é feito por meio de uma métrica própria do Winnin Insights: a Relationship.

Continue a leitura para entender tudo sobre ela!

Relationship: a métrica proprietária do Winnin Insights

Em linhas gerais, a métrica de Relationship é um valor de zero a dez que representa o quanto a audiência de um tópico em questão também consome o conteúdo de um outro tópico ou subtópico.

O Winnin Insights clusteriza os principais assuntos da plataforma diariamente em Categorias, Tópicos e Subtópicos, possibilitando acompanhar a evolução dos temas mais relevantes e descobrir novos assuntos de forma mais simples e rápida.

Os tópicos são assuntos macro, enquanto os subtópicos são temas mais nichados. Por exemplo: Futebol é um tópico e, dentro desse assunto, temos Seleção Brasileira. 

Ou seja, quanto maior a interseção entre as audiências de dois tópicos, maior será a métrica de Relationship.

Por meio dessa tecnologia, é possível encontrar (em poucos cliques) o que a sua audiência quer assistir além do óbvio. 

Trazendo, assim, novas oportunidades para a sua marca se apropriar com autenticidade de determinado assunto na cultura. 

Quer entender, na prática, como esse processo acontece? Continue a leitura, pois vamos te explicar tudo!  

Navegando pelo Winnin Insights

Vamos dar continuidade ao exemplo do início do texto: suponha que o público que a sua marca pretende atingir são homens de 25 a 34 anos e que são apaixonados por futebol.

Como sabemos, Futebol é um assunto altamente relevante e com números expressivos de engajamento no país quando o assunto é vídeo.

Navegando pelo Overview desse tópico no Winnin Insights é possível, instantaneamente, receber algumas informações valiosas como: 

  • o Índice de relevância do tópico - métrica proprietária do Winnin Insights que indica a relevância de um tópico em termos de visualizações durante um determinado período de tempo.
  • o Engajamento por vídeo;
  • as Visualizações por vídeo;
  • a Audiência estimada;
  • as recomendações de plataforma, dia e duração do vídeo.
Overview do Tópico "Futebol" no Winnin Insights

Estes dados iniciais já são muito importantes para a pesquisa criativa, mas ainda é possível dar um mergulho muito mais profundo para entender o que, de fato, irá conquistar a atenção da sua audiência.

Vamos direto à prática. Clicando em People Also Watch na página do tópico de Futebol no Winnin Insights, encontraremos uma lista com os 20 tópicos que mais se relacionam a ele. Na imagem abaixo você pode ver o Top 10 deste ranking:

20 principais tópicos do People Also Watch de Futebol

Agora é o momento de se aprofundar na pesquisa por assuntos que fujam do óbvio e que estejam diretamente conectados com os interesses da sua audiência. 

A seguir, descubra mais sobre 5 tópicos que mais se relacionam com Futebol atualmente.

1. Política

Para alguns, futebol e política não se misturam. 

Mas, segundo os dados do Winnin Insights, essa relação faz muito sentido quando observamos o que essa audiência está consumindo na internet. 

O tópico pertence à categoria de Questões Sociais e tem números expressivos na métrica de Viewership, por exemplo. 

Métricas de vídeo do tópico "Política" - o 6º tópico mais relevante do People Also Watch de Futebol

O Viewership Index é uma métrica proprietária do Winnin Insights que indica o tamanho dos tópicos, variando de 1 a 10, pelo público que consumiu esse conteúdo nos últimos 12 meses. 

Para exemplificar um pouco essa mistura entre os tópicos, veja o vídeo abaixo:

2. Humor viral

Não é muita novidade que os conteúdos bem humorados funcionam bem para qualquer formato na internet. Porém, no futebol é um pouco diferente. 

Nos vídeos que combinam humor e futebol,  o esporte acaba ficando em segundo plano. O que vemos é que o objetivo principal desse tipo de conteúdo é entreter o telespectador da forma mais engraçada possível. 

Olhando para esse tópico, podemos observar que os números são ainda mais expressivos que o anterior quando falamos de conteúdos brasileiros.

Métricas de vídeo do tópico "Humor Viral" - o 4º tópico mais relevante do People Also Watch de Futebol

O vídeo do CanalCanalha é um bom exemplo de como falar de futebol de forma humorada a partir do esporte. 

3. Pegadinha

Mais uma vez, um tópico que pertence à categoria de Comédia do Winnin Insights. 

Analisando a lista dos creators mais relevantes do universo esportivo do momento na plataforma, conseguimos ver o quanto a combinação entre esporte e conteúdos engraçados é altamente relevante para a audiência:  

Lista dos Creators mais relevantes do universo esportivo no Winnin Insights

Os principais creators deste tópico, que acumulam uma crescente de seguidores, engajamento e visualizações ao longo do tempo são canais que dominam a combinação entre esporte e humor.

4. Questões étnico-raciais 

É evidente a necessidade de debater temas mais profundos dentro do esporte. Afinal, o futebol é um instrumento social.

A grande maioria das marcas ainda não se arriscam completamente e preferem ficar de fora dos debates acerca de questões como o racismo, por exemplo.

Porém, quando olhamos para os dados, temos a comprovação de que estes debates importam - e muito - para a audiência. . 

Segundo o Winnin Insights, o Youtube é o canal predominante quando estes assuntos são abordados. 

Diferentemente dos assuntos anteriores, existe uma distribuição mais equilibrada entre as redes neste tópico.

Winnin Insights: recomendação de melhor plataforma, dia e duração de vídeos sobre Questões Étnico-Raciais

O vídeo do FutParódoias, por exemplo, é um excelente exemplo de como grandes creators e marcas podem se posicionar em relação ao tema (e ainda conseguir bons resultados). São mais de 3 milhões de visualizações, 13 mil comentários e quase 300 mil likes. 

Notas finais

Ao longo deste artigo,  mostramos apenas um dos infinitos caminhos possíveis de serem  seguidos no Winnin Insights para ampliar o conhecimento sobre os interesses de uma audiência.

A verdade inegável em meio à era digital é que a disputa pela atenção do consumidor está cada vez mais acirrada. 

Por conta disso, se cercar das ferramentas certas é o melhor caminho para se comunicar de maneira autêntica e criar conteúdos relevantes.

O Winnin Insights possui inúmeras funcionalidades que auxiliam no entendimento sobre os interesses da audiência e o People Also Watch é uma das melhores nesta tarefa. 

Com ela, é possível  se inserir diretamente na cultura do seu consumidor, entregando um mapa de afinidade para você e para todo o seu time.

Com as dicas que demos no decorrer do artigo, o seu time vai estar pronto para criar conteúdos muito mais autênticos e que geram um valor real para o seu público.

Quer entender ainda mais de perto como o Winnin Insights e o People Also Watch te ajudam a conquistar novas audiências?  Temos um time de especialistas prontos para te atender. Entre em contato com a gente clicando neste link.