Chat with us!

TikTok: os segredos por trás do aplicativo que conquistou o seu feed | com Kim Farrell

No final do ano passado, o TikTok ultrapassou em número de downloads os gigantes do mercado como Facebook e WhatsApp. Passando a liderar a lista dos aplicativos mais baixados no mundo para celulares (Android e IOS).

Sendo usuário ou não da plataforma, você provavelmente já foi impactado por algum conteúdo produzido originalmente no TikTok. 

Isso porque o sucesso do aplicativo é tão grande no Brasil e no mundo que é possível encontrar vídeos criados na ferramenta e repostados em outras redes sociais. 

Por conta dessa migração em massa da audiência, uma das grandes perguntas do universo do marketing é: qual o segredo para criar conteúdo relevante no TikTok? 

A boa notícia é que não tem segredo, como conta a terceira convidada do nosso podcast Segredos da Criatividade, Kim Farrell.

Neste post vamos listar 4 dos principais tópicos na hora de produzir conteúdo para a plataforma que conquistou o seu feed nos últimos tempos.

Coloque o seu fone e aproveite a leitura! 

Kim Farrell: conheça a convidada

Kim Farrell é natural dos Estados Unidos e mora no Brasil há mais de 5 anos. 

Nascida e criada em Massachusetts (Boston), estudou em Harvard e trabalhou mais de 7 anos como Gerente de Marketing no Google. 

Ela liderou projetos para a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016 e vários outros projetos relevantes. 

Atualmente é a Diretora de Marketing do TikTok na América Latina e contou tudo sobre como é possível se destacar criando conteúdos relevantes  na plataforma.

Continue a leitura e aproveite para ouvir o episódio completo no final do texto!

1) Teste e descubra sua audiência (sem medo!)

Ao contrário das outras plataformas, o TikTok não possui regras de horário ou limite de conteúdos postados em um mesmo dia. 

Essa configuração  dá maior liberdade para as pessoas criarem e, consequentemente, testarem formas de conteúdo variadas.

Com um alto volume de testes, numa janela de tempo mais longa, você consegue ter clareza sobre o que sua audiência gosta de assistir. Fazendo com que você consiga tomar decisões mais assertivas em relação à sua produção e investir no que está dando certo. 

2) Abrace a linguagem da plataforma

Neste tópico queremos que você mergulhe de cabeça no aplicativo. E quanto mais fundo melhor. 

Você precisa entender o que funciona dentro da plataforma, analisar todos os formatos que estão engajando determinada audiência e descobrir novos jeitos de fazer.

Não recicle conteúdos e, principalmente, não fuja da experiência original do TikTok. 

Observe os principais creators, entenda o que as grandes marcas estão fazendo dentro da plataforma e busque criar a sua forma de se comunicar.

3) Use (e abuse) das ferramentas do aplicativo

Lembra quando falamos no início do texto sobre os conteúdos criados originalmente no TikTok aparecerem no feed das suas outras redes sociais? 

Pois bem, isso é uma estratégia que atrapalha bastante o seu engajamento dentro da plataforma de origem chinesa. 

O TikTok é feito para que você passe grande parte do seu tempo na “For you page” (Página para você). 

Esta aba, em essência, é o feed da plataforma e se baseia naquilo que você consome dentro do próprio aplicativo. 

Por exemplo, se você é um aficionado(a) em efeitos relacionados ao universo da maquiagem, é muito provável que a ferramenta te direcione conteúdos parecidos ou que usam muito do mesmo efeito. 

A dica aqui é: use as ferramentas nativas da plataforma. 

Abuse dos áudios para fazer dublagens ou dancinhas, navegue pelas principais hashtags e se divirta com os diferentes efeitos. Isso vai te ajudar a se conectar com uma audiência maior.

Desta forma, o produto consegue ler melhor os seus conteúdos e, como consequência disso, testar novas audiências para aumentar o seu engajamento de forma orgânica. 

4) Não faça anúncios, faça TikToks. 

Esse ponto é o mais desafiador. 

No TikTok você precisa ser autêntico. Por se tratar de uma plataforma de vídeos curtos, a audiência capta com facilidade o que é verdadeiro e, principalmente, o que não é.

Para atingir a excelência nesse último tópico é necessário passar pelos outros que foram apresentados anteriormente. 

Só assim você conseguirá produzir conteúdo relevante, visando entreter o seu público e não interromper a experiência dentro da plataforma.

Notas Finais

Acompanhar as principais mudanças em relação à produção de conteúdo em vídeo online é fundamental para alavancar suas ideias e tornar o seu processo criativo mais fluido. 

E, dentro desse universo, estar atento aos principais players do mercado é a peça chave para o sucesso. Caso contrário, você vai ficar para trás.

Para quem respira esse tipo de material no dia-a-dia, essa premissa deve ser encarada como um grande estímulo para produzir cada vez mais, de forma mais assertiva e autêntica. 

Então, foque em testar diversos tipos de conteúdo para descobrir mais sobre a sua audiência, abrace a linguagem da plataforma de forma imersiva, use todos os recursos de edição que a ferramenta disponibiliza gratuitamente e seja autêntico.  

Quer conferir o conteúdo na íntegra? Você pode dar play no episódio abaixo ou escutar o Segredos da Criatividade na sua plataforma de podcasts preferida!

Corre lá! 

Ouça o episódio completo agora mesmo: