Chat with us!

Influencers: por que esse estilo de divulgação deu tão certo?

Com diversas inovações no mundo online, a forma como as pessoas consomem conteúdo também mudou. Consequentemente, o marketing digital precisou evoluir e as empresas precisam acompanhar essas mudanças. Se você está na internet há algum tempo, já pôde perceber que as grandes marcas vêm se adaptando na hora de divulgar seus produtos e serviços. Uma das maneiras mais utilizadas atualmente são as parcerias com influencers e é sobre isso que vamos falar hoje

Não querendo te influenciar, mas no meio do texto tem uma informação muito importante para os criadores de conteúdo…

Quer entender melhor porque esse método funcionou tão bem e quais são os principais influenciadores do momento? Vem com a gente!

O que te influenciou a chegar até este artigo?

Queremos começar fazendo uma reflexão sobre os seus hábitos na internet. Quantas vezes você se sentiu influenciado para comprar algo porque viu alguém falando sobre na sua rede social favorita? Isso é o que chamamos de influencer marketing.

O chamado marketing de influência consiste, basicamente, em marcas escolhendo determinadas pessoas do meio online para compartilharem com a sua audiência algum produto, serviço, mensagem, experiência ou qualquer outro elemento relacionado à empresa.

Essa estratégia é quase que a mesma do famoso "boca a boca", pois a partir do momento que o público vê alguém de sua confiança falando sobre determinada coisa, ela passa a ter interesse também. Isso não só confere mais vendas, como também evidencia os valores do empreendimento, gera mais reconhecimento ao que está sendo promovido, retém consumidores e assim por diante.

Então, se o marketing de influência é a mais nova forma de divulgação, quem fará a venda? É aí que entram em ação os influencers.

Quem são os influencers?

Os também conhecidos como influenciadores digitais, em sua maioria, são pessoas comuns que ganharam notoriedade no Instagram, YouTube, Facebook e outras redes sociais, tornando-se verdadeiras personalidades.

Dispersos nos mais diferentes nichos, possuem um expressivo número de seguidores e se destacam por suas características irreverentes para o meio em que atuam.

Os influencers são hoje, o que os grandes galãs e as mais famosas apresentadoras da televisão foram uma vez para a publicidade. Contudo, essas celebridades, como cantores, atrizes, jogadores de futebol e outros artistas também têm um pé no marketing de influência.

Normalmente, as empresas escolhem aqueles que têm uma audiência muito semelhante com a da sua marca, seja nas áreas de:

  • Empreendedorismo
  • Saúde
  • Estética
  • Games
  • Humor
  • Moda
  • Dentre outros

Ou, justamente um público contrário, para atrair novos clientes e diversificar a cartela.

Lembra que falamos sobre termos uma informação importante para produtores de conteúdo? A dica é a seguinte: todos podem ser influenciadores! Basta ter uma estrutura básica para que as marcas sintam interesse em usá-lo para divulgar seus serviços e produtos.

No blog da Winnin, nós damos algumas dicas para que o seu conteúdo ganhe mais engajamento, para entender o que a sua audiência está consumindo na internet e muito mais.

Vantagens de fazer parceria com influenciadores

Como citamos no tópico sobre o marketing de influência, realizar parcerias com os influencers é uma estratégia extremamente vantajosa. Confira a seguir os principais benefícios:

  • Público engajado: a audiência dos influencers são completamente engajados, portanto, se a personalidade deu sua opinião sobre determinado produto, pode ter certeza que as pessoas irão acompanhar e pode até virar tendência.
  • Maior abrangência: utilizar influenciadores é uma ótima alternativa para atingir novos públicos e aumentar o alcance da sua marca e, consequentemente, melhorar os seus resultados.
  • Novos meios de comunicação: se você não consegue engajar os consumidores em determinados canais digitais, deixe isso nas mãos de quem já tem audiência lá, assim, a sua empresa estará marcando presença em diferentes plataformas.
  • Conteúdos diferenciados: grande parte dos influenciadores são criativos o suficiente para dar uma nova cara à sua campanha, por isso, ao dar liberdade para eles adaptarem o briefing de acordo com o público, a sua estratégia poderá ser ainda mais assertiva.


Maiores influenciadores do Brasil na atualidade

De acordo com o número de seguidores no Instagram, foi determinado o Top 10 influenciadores digitais do Brasil em 2021. Descubra quem são abaixo:

  1. Neymar (jogador de futebol) - 164 milhões de seguidores
  2. Ronaldinho Gaúcho (ex-jogador de futebol) - 60,6 milhões de seguidores
  3. Anitta (cantora) - 56,2 milhões de seguidores
  4. Whindersson Nunes (humorista/YouTuber) - 54,3 milhões de seguidores
  5. Marcelo (jogador de futebol) - 49,7 milhões de seguidores
  6. Tatá Werneck (apresentadora/humorista) - 49,6 milhões de seguidores
  7. Bruna Marquezine (atriz) - 41,3 milhões de seguidores
  8. Larissa Manoela (atriz) - 41,4 milhões de seguidores
  9. Gusttavo Lima (cantor) - 41,1 milhões de seguidores
  10. Maísa (atriz/apresentadora) - 39,7 milhões de seguidores


Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse?

Acesse o nosso canal do YouTube e mantenha-se atualizado sobre tudo o que rola no universo digital. Clique aqui para conferir!