Chat with us!

3 razões para criar uma estratégia de conteúdo em vídeo para sua marca

Pensar em uma estratégia de conteúdo em vídeo é fundamental para quem busca bons resultados no digital e neste artigo nós vamos te contar por quê.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais hiperconectado e acelerado, onde as pessoas estão habituadas a receber informação em formato de vídeo por todos os lados. 

Seja por meio das infinitas lives na internet, vídeos 360°, games em realidade aumentada, entre outros, os vídeos são o formato que domina esta era. 

Quando pensamos nas estratégias de marketing digital, devemos sempre lembrar que ela abrange todo o funil de vendas de uma empresa.

Desde o momento inicial de atração, navegando pelas etapas centrais de conversão e chegando até o momento de olhar para as vendas no fim do processo. 

A estratégia de conteúdo em vídeo engloba desde a apropriação de vídeos mais curtos (como os conteúdos do TikTok) até produções mais refinadas e mais longas (como alguns vídeos do Youtube). 

Então, se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas sobre a importância de produzir uma estratégia de marketing de conteúdo em vídeo e ainda não possui as ferramentas suficientes para justificar essa produção, saiba que você chegou ao lugar certo.

Muitas pessoas passam por esse mesmo problema na hora de criar conteúdo relevante. E foi pensando nisso que produzimos este material para você!

O que você vai descobrir neste post?

  • Como as pessoas estão gastando o seu tempo online;
  • Como as empresas e os consumidores estão engajados com conteúdos em vídeo;
  • Nem todas as marcas dominam o processo de criação de vídeos e por que devem começar o quanto antes.

Marcas e criadores de conteúdo em geral devem pensar a sua estratégia de conteúdo olhando além da produção de conteúdo escrito ou imagético, pois essa é uma estratégia que já não desperta o interesse verdadeiro da audiência. 

O mercado de vídeo estadunidense, por exemplo, é uma indústria que movimenta mais de 130 milhões de dólares. 

Por conta disso, quem optou por ignorar o crescimento da relevância da produção em vídeo no início está ficando para trás na corrida pela atenção da audiência. 

E acredite: se você não está usando uma estratégia de conteúdo em vídeo, seu concorrente está. Mas fique tranquilo(a)! Através deste texto, iremos apresentar 3 razões para você começar a produzir vídeos para sua marca o quanto antes. 

Ótima leitura! 

1. Vídeos são a principal forma como as pessoas estão gastando seu tempo online

Uma boa estratégia de conteúdo deve abraçar formatos diversos e, principalmente, diferentes canais. 

É importante sempre ter como prioridade chamar a atenção da sua audiência. Hoje em dia, grande parte dos consumidores são facilmente encontrados nas principais redes sociais da internet. Então, vamos aos dados:

Segundo a Aninomoto, 58% dos consumidores visitam as páginas de mídia social de uma marca antes de visitar o seu website. E no universo das redes sociais, os usuários gastam mais tempo no feed quando o assunto é conteúdo em vídeo. 

O Youtube é uma das plataformas mais poderosas do mundo atualmente quando se trata de estratégias de conteúdo em vídeo

Por exemplo, em uma pesquisa feita pelo Search Engine Journal, o Youtube é a segunda ferramenta mais popular de buscas no mundo hoje.

A rede, que tem uma estratégia de conteúdo exclusiva para produção de vídeos, possui mais de 1.5 bilhões de usuários logados todo mês, proporcionando mais de 1 bilhão de horas diárias de vídeos. 

Por mais que algumas pessoas acreditem que o Facebook esteja morto, o engajamento médio de um vídeo na rede social é 44% maior que nas demais redes sociais. Com mais de 1.25 bilhões de pessoas acessando o FB Watch todo mês, o viewership do Facebook Lives cresceu 50% no último ano segundo a Hootsuite. 

O levantamento também aponta que o Instagram possui um tempo médio de 30 minutos por pessoa no aplicativo a cada dia, com mais de 1 bilhão de pessoas utilizando o aplicativo todo mês. Sem falar que os vídeos do IGTV aparecem 4x maior que fotos na seção Explore.

Já o Tiktok, permanece praticamente inexplorado pelos profissionais da área. De acordo com um estudo da Wyzowl, feito no ano passado (2020), cerca de 1 em cada 10 profissionais usam o aplicativo para produzir conteúdo. E, olhando para aqueles que usaram, 66% relatam ter recebido um resultado positivo. 

Em contrapartida, mais de 20% dos profissionais de marketing planejam utilizar a rede social chinesa como um canal de publicidade em 2021.  

Agora que você já sabe quais são os canais para começar a sua estratégia de conteúdo em vídeo, outras questões podem surgir na sua cabeça.

O marketing de vídeo está crescendo de fato? Será que as empresas tratam essa estratégia como prioridade? Os consumidores gostam de interagir com esse tipo de conteúdo? 

Continue a leitura para descobrir! 

2. Empresas e consumidores estão engajados com conteúdos em vídeo

Existem algumas estatísticas que comprovam esta afirmação. Elas apontam para um direcionamento mais claro em relação às tendências gerais no marketing de conteúdo e, principalmente, para aonde o setor está se movendo.

As empresas estão traçando estratégias em vídeo? 

A Postclick aponta que mais da metade (60%) dos profissionais de marketing planejam gastar mais com estratégias de conteúdo em vídeo no ano de 2021. A Animoto, por sua vez, aponta que cerca de 70% das empresas afirmam estar criando mais vídeos agora em comparação ao mesmo período do ano passado.

Então, a resposta para a pergunta acima é positiva. Para 2021, as empresas já estão pensando e traçando estratégias focadas na produção de conteúdo em vídeo. 

Entendemos que as empresas e os profissionais de marketing têm ciência e entendimento sobre a importância desta forma de produzir conteúdo, mas e audiência?

As pessoas gostam de assistir vídeos online? 

Vídeos online já são o formato preferido para a maioria das pessoas

Segundo Social Media Week, a resposta é sim. A pesquisa mostra que 78% das pessoas relatam assistir a vídeos online todas as semanas, com 55% das pessoas assistindo diariamente. Para a Wyzowl os resultados são parecidos, mostrando que 69% das pessoas preferem aprender sobre um novo produto ou serviço assistindo a um pequeno vídeo. 

Em relação às marcas, 85% das pessoas gostariam de ver mais vídeos produzidos por elas em 2021. 

E então, se a audiência é engajada com os vídeos produzidos e as empresas têm clareza sobre a importância desse tipo de conteúdo, por que não está todo mundo criando uma estratégia de conteúdo em vídeo ainda? Continue a leitura para saber a resposta! 

3. Nem todas as marcas dominam a estratégia de conteúdo em vídeos, mas deveriam

No momento, você pode estar se questionando por que poucas marcas estão criando conteúdo de vídeo que seja, de fato, relevante, dado a força das estatísticas apresentadas anteriormente. 

Infelizmente, algumas marcas ainda estão perdendo a oportunidade de utilizar uma estratégia de conteúdo que seja voltada para a produção de vídeo. 

A boa notícia é que a resposta está mais próxima do que você imagina! E ela está diretamente ligada à rotina dos profissionais de marketing. A seguir, veja alguns dados para entender por que você precisa incluir a produção de vídeos na sua rotina de produção de conteúdo.

A produção de vídeos ainda é um deficit para uma parcela dos profissionais de marketing

Na pesquisa da Wyzowl, 16% dos profissionais de marketing que não usam vídeo atualmente dizem que é por falta de tempo, 17% alegam ser muito caro e outros 17% dos profissionais de marketing dizem que é porque não sabem por onde começar. 

Está cada vez mais claro que pensar numa estratégia de conteúdo em vídeo se tornou responsabilidade para marcas que desejam se destacar. 

Um estudo recente da Insivia aponta que o volume de consumo em vídeo aumenta 100% a cada ano. Portanto, continuar ignorando a relevância deste formato é uma desvantagem competitiva para qualquer marca. 

Notas Finais

Depois de entender os motivos que comprovam que estamos vivendo na era do vídeo, o momento para você colocar a mão na massa e começar a criar uma estratégia de conteúdo neste formato para a sua marca é agora! 

Sabemos que os conteúdos em vídeo se destacam muito mais no feed das redes sociais mais utilizadas do mundo, principalmente quando abraçamos diferentes formatos nos mais variados canais de comunicação. 

As empresas do mundo todo já estão olhando para este universo com bons olhos em 2021. Elas já estão alterando seus orçamentos, utilizando os dados como fonte de insights e virando (quase que por completo) a estratégia de marketing de conteúdo para a produção em vídeo. 

A audiência vem mostrando, ano após ano, que os conteúdos em vídeo representam uma forma muito mais agradável para o usuário absorver informações num mundo tão hiperconectado como esse que vivemos. 

E, por fim, as empresas hoje têm alguns gargalos no dia-a-dia dos profissionais de marketing que impossibilitam a implementação por completo de uma estratégia de vídeos bem definida. 

Contudo, podemos ver que o cenário está mudando e que a produção de conteúdo em vídeo já começa a ser uma preocupação das marcas e empresas que desejam conquistar verdadeiramente a atenção da sua audiência com conteúdos relevantes. 

E aí, vamos começar a produzir? ;)