Chat with us!

Data driven marketing: saiba a importância de criar conteúdo orientado por dados na internet

A sua intuição pode até ser boa, mas nada se iguala a uma boa base de dados confiáveis e atualizados constantemente.

Quando falamos de tendências e comportamentos, não basta ter as informações, é preciso compreender o que elas significam ou representam e saber utilizá-las ao seu favor, principalmente quando se trata de estratégias digitais e produção de conteúdo.

Para que você consiga alcançar mais resultados e tornar os seus conteúdos relevantes, o data driven marketing facilita esse processo e o ajuda a obter insights com sustentação nos dados citados anteriormente.

Quer entender melhor do que estamos falando? Continue a leitura!

O que é data driven marketing?

Traduzindo para o português, é o marketing orientado por dados e o propósito dele é entregar respostas mais precisas e confiáveis por meio de indicadores reais, formados por algoritmos e estatísticas.

Mais do que uma palavra bonita, o data driven é uma cultura que, ao ser implantada, faz com que os "achismos" sejam reduzidos na hora de pensar na sua estratégia de criação de conteúdo e a sua marca crie com muito mais agilidade e assertividade. 

Nenhum espião está atrás de você

Por que acha que aparecem anúncios mostrando exatamente aquilo que você procura ou almeja?

Não, não há ninguém te espionando, mas sim empresas que trabalham orientadas por dados que fornecem informações sobre o seu comportamento na internet e, assim, permitem que o conteúdo seja assertivo quanto às suas preferências. É o data driven marketing posto em prática no seu dia a dia.

Com conteúdos de vídeo isso não é diferente e a seguir falaremos sobre isso.

Por que ser data driven?

Primeiramente, devemos ressaltar que com a quantidade abundante de dados disponíveis hoje, é quase impossível lidar com eles de maneira desorganizada ou avaliá-los um a um. Ser data driven fará com que a estruturação das informações facilite o seu diagnóstico, economizando o seu tempo e agilizando os demais processos.

Outro ponto de extrema importância é conhecer o seu público-alvo, com o intuito de atrair apenas os usuários devidamente interessados no que você está oferecendo, aumentando as taxas de conversão ou, também, atraindo simpatizantes que irão se engajar com o seu conteúdo. Por meio da coleta e análise dos dados corretos, será possível focar em questões, como:

  • Em qual rede social o seu público marca presença;
  • Qual o comportamento dele em determinada rede social;
  • Por quais conteúdos ele se interessa;
  • Quais dias e horários ele costuma assistir vídeos;
  • Por quanto tempo ele fica nas redes;
  • Se usa aplicativo ou navegador;
  • E assim por diante!

Há também o aumento da capacidade de predição, pois, ao analisar todos os dados e cruzá-los, o data driven permite o reconhecimento de padrões e a possibilidade de identificar tendências, o que fornece à sua marca mais assertividade e, principalmente, a chance de se antecipar perante os movimentos do mercado.

Data driven na produção de conteúdo on-line

Ao criar vídeos fazendo o uso de estratégias elaboradas a partir do data driven, você estará estreitando os laços com os usuários, transmitindo uma imagem humanizada, acessível e qualificada, e atingindo os resultados esperados.

Para fazer isso com maior precisão, indicamos o Winnin Insights, plataforma da Winnin que ajuda as empresas a terem insights a partir dos dados coletados, que serão de extrema utilidade para produzir conteúdo relevante.

Quer saber mais sobre data driven e tudo sobre o universo criativo digital?

Confira o nosso podcast “Segredos da Criatividade”, apresentado por Gian Martinez, Co-fundador e CEO da Winnin, que recebe diversos convidados para falar sobre as transformações digitais, criatividade, dados e muito mais. 

Clique aqui e ouça agora mesmo.