Chat with us!

8 dicas para usar SEO em seus vídeos

Já pensou em ter os seus vídeos aparecendo na primeira página do site de busca? Não é com mágica que isso vai acontecer de forma orgânica, mas, com um excelente SEO na publicação, é mais do que possível.

Uma das melhores formas de se fazer presente na vida da sua audiência e de um possível novo público, é ganhando mais visibilidade do que a concorrência nas pesquisas sobre determinado tema.

Neste texto, você poderá conferir 8 dicas que irão transformar o modo com que o seu conteúdo se destaca nos algoritmos, além de compreender o que é SEO e como ele influencia na sua estratégia. Continue com a gente!

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou otimização para os motores de busca, é a união de técnicas utilizadas em materiais digitais, como em vídeos ou artigos como este, para que eles ganhem destaque em rankings do Google, Yahoo, YouTube e outros.

Com base em palavras-chave, o SEO influencia diretamente os algoritmos com o propósito de levar aos usuários da internet o conteúdo procurado, no formato ideal.

Claro que não é apenas com keywords que essa técnica irá funcionar, já que o principal mecanismo de busca (Google) estabeleceu mais de 200 fatores de ranqueamento para definir a posição de cada das páginas para cada pesquisa feita no site.

Quando realizado da maneira correta, a marca ou empresa ganha cada vez mais autoridade, relevância e performance no buscador.

Ranqueamento dos vídeos nas redes sociais

No caso dos vídeos, também é necessário realizar um bom SEO para que o seu canal ou vídeo seja encontrado com maior facilidade.

Isso porque os rígidos sistemas de buscas também estão presentes nas redes sociais, como TikTok, Instagram e, principalmente, YouTube. Este último, inclusive, está atrás apenas do Google e do Google Imagens, ficando acima do Yahoo e do Bing em número de pesquisas nos navegadores web, segundo o estudo feito pela Moz em parceria com Jumpshot, em 2017.

Alguns dos pontos mais importantes para performar bem nas páginas de resultados são os engajamentos (comentários e curtidas) e o preenchimento correto de campos descritivos (título, tags e descrição).

Por falar em importância, está na hora de entender as vantagens de estar ranqueado da melhor forma.

No que influencia usar o SEO corretamente nos vídeos?

Quanto mais perto das primeiras posições, maiores são as vantagens para a marca. Conheça a seguir alguns dos benefícios para o seu negócio:

§  No topo por qualidade: ainda que haja investimentos para melhorar o SEO, a escalada, seguindo as regras pré-estabelecidas pelos buscadores, será feita mais pela qualidade do seu conteúdo do que outros aspectos.

§  Aumento no tráfego: a atração do novo público possibilita que a sua plataforma principal receba uma nova audiência e potencialize a sua estratégia de venda.

§  Mais autoridade para a marca: um conteúdo em destaque demonstra credibilidade e maior domínio do tema, o que vai diferenciar a sua empresa da concorrência.

Como as plataformas realizam o processo de retorno de pesquisa?

Existem diversos critérios e cálculos para estabelecer o ranking, mas o procedimento de retorno é o mesmo em praticamente todos os sites: rastreamento, indexação e exibição de resultados.

Funciona assim:

·  Os robôs identificam as páginas usando algoritmos que definem a priorização e frequência de indexação das páginas (no caso do Google, entram os 200 fatores para definição);

·  Qualquer alteração ou exclusão detectados nos sites ou plataformas são atualizados a todo momento;

·  Após, os bots incluem as páginas rastreadas nos índices, incluindo todas as informações (conteúdo, data de publicação e outros dados);

·  Por fim, após o diagnóstico de relevância e cumprimento das regras, são exibidos todos os resultados, incluindo até mesmo o preenchimento automático, o famoso "você quis dizer...".


8 dicas para deixar os seus vídeos em primeiro lugar nos sites de busca

Agora que já sabe como os algoritmos funcionam e o que é preciso para manter a sua marca em alta, nas primeiras páginas do buscador, chegou o momento de aprender como fazer isso.

Confira no vídeo abaixo:

Para mais conteúdos ricos, visite o nosso canal no YouTube e tenha os melhores insights do seu segmento.

VISITAR YOUTUBE