Chat with us!

10 dicas para criar vídeos mais relevantes sobre beleza

Atualmente, as marcas podem encontrar desafios ao criar conteúdo relevante em categorias tão grandes e universais como a de beleza, por exemplo.

Se você está buscando aumentar o seu engajamento nas principais plataformas digitais, saiba que é preciso ir além dos tutoriais de maquiagem e explorar os assuntos relevantes através dos formatos mais engajados e colaborar com os criadores de conteúdo certos.

Neste artigo vamos apresentar 10 oportunidades data driven para as marcas entenderem melhor a sua audiência e produzirem vídeos relevantes com muito mais agilidade e assertividade n0 universo de beleza!

Todas as dicas foram extraídas da nossa ferramenta de análise de vídeo proprietária, o Winnin Insights

Ótima leitura! 

1. Junte maquiagem e música aos efeitos de vídeo 

Quando o assunto é produção de vídeo online, a combinação entre música e maquiagem é um fenômeno de engajamento nas redes sociais.

Overview dos dados de vídeo do subtópico "Desafio" em "Beleza no Winnin Insights

Para se diferenciar no mercado é necessário abraçar os criadores de conteúdo que dominam as transições e efeitos de vídeo. Além disso, é muito importante estar atento aos hits mais escutados.

O vídeo do Rafael Santos exemplifica muito bem isso. O post possui mais de 502.6k visualizações, 1.7k comentários e 113k likes. Tendo uma taxa de Likes/Views de 22.5%. 

2. Ensine novas técnicas e como gastar menos 

Com o acesso à informação cada vez mais democratizado, os vídeos educacionais e tutoriais não são só para quem quer aprender a fazer a unha em casa e gastar menos, mas também para profissionais do meio que conseguem acompanhar as tendências online.

Assim, como consequência, eles conseguem melhorar as suas técnicas e aumentar a sua fonte de renda.

O vídeo do canal Cola na Villar possui mais de 269.6k de visualizações, 926 comentários e 26.5k likes. O canal teve um crescimento de 1.5% entre fevereiro e março.

3. Faça vídeos de reactions e narrações reunindo a família

Nesse ponto, o universo de beleza se cruza com um dos assuntos mais engajados da internet: o humor. Principalmente através de vídeos de narração e reações. 

Criadores de conteúdo estão se juntando com as suas famílias e namorados em um formato que está dominando o feed.

O vídeo do canal Batom Atrevido possui mais de 1.7M de visualizações, 3.8k comentários e 129.9k likes. O canal teve um crescimento de 1.7% entre fevereiro e março.

4. Aposte em conteúdos relaxantes 

Atenção: esse é um dos pontos mais artísticos da nossa análise. 

As maquiadoras que criam esse tipo de conteúdo são suas próprias telas. 

Através de vídeos hipnotizantes e relaxantes, elas exploram vários temas do calendário cultural, e o feed se torna uma galeria individual. 

E tome muito cuidado! Existe um alto risco de você ficar preso nesse conteúdo para sempre.

O vídeo do canal Luana Mesquita Makeup, por exemplo,  possui mais de 1.7M de visualizações, 953 comentários e 85.4k likes. O canal teve um crescimento de 6.2% entre fevereiro e março.

5. Abra espaço para pautas mais sérias 

Sendo o Brasil o país que mais faz cirurgias plásticas no mundo, o debate sobre autoestima e aceitação tem crescido cada vez mais. 

Vlogs e esquetes com depoimentos sobre esses assuntos têm ganhado cada vez mais relevância - e as marcas precisam (urgentemente) se posicionar em relação a essas questões.

O vídeo da Alexanda Gurgel (@alexandrismos) exemplifica muito bem isso. O post possui mais de 1.2M de visualizações, 2.9k comentários e 110.9k likes, tendo uma taxa de Likes/Views de 9.2%.

6. Crie vídeos com relatos pessoais e inspiradores

Desde o início da popularização da internet os vídeos em formato de Vlog têm o poder de conectar criadores de conteúdo e o público de forma muito intimista e pessoal. 

Por conta disso, os vídeos também se tornam um espaço íntimo para os creators se dedicarem a pautas pessoais e conversarem sobre qualquer assunto enquanto se arrumam e se maquiam, o que abre oportunidade para uma nova ocasião de consumo ainda mais próxima. Ou seja, momentos onde as pessoas podem consumir o seu produto e a sua intimidade.

O vídeo do canal Adam (/Adam) possui mais de 161.1k de visualizações, 1.000 comentários e 20.9k likes. O canal teve um crescimento de 0.6% entre fevereiro e março.

7. Confie no poder de bons reviews

Por mais tradicional que pareça, os Vlogs com batalha de marcas e reviews estão avaliando desde qualidade e o preço dos produtos até o posicionamento de empresas de beleza em relação a pautas sociais do universo. 

O vídeo do canal da participante do Big Brother Brasil 21, Camilla de Lucas (/CamilladeLucas) possui mais de 992.3k de visualizações, 1.7k comentários e 123.9k likes. O canal teve um crescimento de 6.8% entre fevereiro e março.

8. Compartilhe o processo de criação

Os vídeos online são uma forma simples e rápida de compartilhar conhecimento e informação. 

Veja o caso das Drags Queens, que são, cada vez mais, uma referência no mundo da beleza. 

Os vídeos em que elas comentam e compartilham o processo e as técnicas das suas produções geram muito engajamento. 

Vídeos de transformações e Antes X Depois deixam ainda mais evidente o talento dessas artistas e servem de inspiração para a audiência.

O vídeo do canal da Lorelay Fox (/LorelayFox) possui mais de 318.7k de visualizações, 2.1k comentários e 49.4k likes. O canal teve um crescimento de 0.2% entre fevereiro e março.

9. Promova dicas de autocuidado 

Segundo os dados do Winnin Insights, Transição Capilar é um dos tópicos mais relevantes no universo de beleza. Através de dicas, de vlogs e de vídeos de antes e depois, a jornada de aceitação e cuidado tem as marcas como grandes aliadas para compartilhar informação e abraçar a diversidade que esse movimento propõe. 

O vídeo da Lais Oliveira (@laisoliveira) exemplifica muito bem isso. O post possui mais de 1.1M de visualizações, 54.3k comentários e 120.9k likes. Tendo uma taxa de Likes/Views de 11.0%.

10. Dê protagonismo ao ambiente e mood do selfcare

Preste atenção, pois esta última dica vai muito além dos reviews de produtos e tutoriais de skincare. 

Assim como o tema do vídeo ou o formato em si, a escolha do ambiente, da trilha sonora e do “mood” das rotinas de beleza também são fatores fundamentais para o quanto as pessoas vão se engajar com o seu conteúdo. 

 A inclusão desses outros elementos nos vídeos de maquiagem está gerando uma nova ocasião de consumo através de conteúdos relaxantes e OSV (oddly satisfying vídeos), por exemplo.

O vídeo do canal da Ana Lídia Lopes (/AnaLídiaLopes) possui mais de 494.8k de visualizações, 1.3k comentários e 46.3k likes. O canal teve um crescimento de 1.2% entre fevereiro e março.

Notas Finais

Os conteúdos relacionados ao mundo da beleza são hiper relevantes desde o início da internet. Por isso, é fundamental estar atento às mudanças de comportamento dos consumidores para produzir conteúdo relevante de verdade. 

Na hora de começar a criar, esteja ligado nos principais assuntos que permeiam a categoria, como música, por exemplo. 

Com um maior acesso a internet, os conteúdos relacionados à beleza se tornaram um espaço de aprendizado para muitas pessoas e, em muitos casos, a principal fonte de renda das pessoas. Logo, compartilhar técnicas e aprendizados é uma grande chave para o sucesso.

Quando o assunto é maquiagem devemos ir além dos tutoriais. Na internet, hoje em dia, a maquiagem é 100% ligada ao entretenimento do público. Assim como discussões mais sérias e pautas sociais têm um espaço grande dentro desses conteúdos. 

Formatos mais tradicionais como review de produtos também têm grande relevância nos tempos atuais. 

Dentro dessa ótica, os conteúdos relacionados à cultura Drag são muito fortes na internet e o processo e as técnicas de suas produções geram cada vez mais engajamento. 

Por fim, mas não menos importante, as rotinas de autocuidado também tem o seu espaço nessa conversa. Seja compartilhando informações relevantes sobre o assunto ou até mesmo dicas de skincare.

Incorporar as 10 dicas que demos neste post, sem dúvida, vai elevar a relevância dos conteúdos da sua marca, então, mãos à obra!

Quer ter mais insights data driven sobre a categoria de Beleza no universo online? 

Baixe gratuitamente o report completo que produzimos sobre o assunto.